O descarte do óleo de cozinha

Não jogue na pia o óleo usado na cozinha, ele é muito poluente.

oleo_cozinha A problemática do óleo de cozinha é algo muito sério. Quando mal descartado pode oferecer riscos para o meio ambiente, em diversos níveis: se descartado nos aterros sanitários, pode contaminar o solo, alcançar os lençóis freáticos, além de rios, mares , lagoas da região. Se descartado nas pias e ralos, pode entupir encanamentos, e se o esgoto for mal direcionado, pode chegar até rios e mares. O que ocorre com o óleo quando entra em contato com os corpos hídricos? O óleo impede a troca perfeita de calor entre o meio externo e a água, o que gera um impedimento do processo natural de oxigenação, causando desequilíbrio no ecossistema local. O que fazer então com o óleo usado?

É crescente a existência de cooperativas de catadores de lixos, incluindo cooperativas que trabalham exclusivamente com o óleo de cozinha. Realizar uma busca, entrar em contato e estabelecer um descarte correto é uma ação que deve ser feita.

Embora esse tema ainda não seja muito explanado, e não exista soluções extremamente acessíveis, cabe a nós buscarmos a melhor solução. Geralmente essas cooperativas recebem o óleo e o transformam em biodiesel ou em sabão feito artesanalmente.

Além de possibilitar uma saída ecológica para o óleo, você também estará apoiando boas iniciativas, estará gerando empregos e renda para esse importante segmento social, que são os catadores. Podemos citar como um exemplo, o PROVE, no Rio de Janeiro. Eles recebem óleo de 40 cooperativas de catadores de lixo, e trabalham com a idéia da transformação do óleo em biodiesel. Basta ligar para o telefone de contato, e fazer de sua residência um ponto de coleta, eles buscam o óleo a partir de determinada quantidade.

PROVE (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal):
Tel.: (21) 2598-9242 ou (21) 2223-2664
E-mail: prove2009@gmail.com ou febracom@globo.com

Esse post foi publicado em artigo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s